Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menu

Pacote de ações para a Estação Verão em SC reforça áreas de segurança e serviços para receber turistas

As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. O aumento do fluxo aéreo deve chegar a 10% em relação à temporada passada. Também deve ocorrer crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação com a temporada 2022/2023.

Para receber esse fluxo de pessoas que prometem lotar praias, resorts, parques-aquáticos e outros atrativos do Estado, o governo de SC elaborou um pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024. Um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o Estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina.

— Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão. Não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes, destaca o governador Jorginho Mello.

Ações previstas na Operação Veraneio

Segurança

A Operação Veraneio 2023/2024 prevê o uso da maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atuará nas áreas de maior concentração de pessoas, dando mais segurança para os turistas e catarinenses. Serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial no período. A Polícia Científica e a Polícia Civil são outros dois órgãos públicos estaduais envolvidos na Operação.

Temporada em SC promete movimento intenso com mais turistas internacionais

Serviços ao consumidor

Para garantir o fornecimento de energia, a Celesc contará com mais de 1.200 profissionais entre eletricistas e atendentes comerciais de dezembro a março nas regiões do litoral. Já a Casan manterá a  força-tarefa para a inspeção de ligações de água e esgoto e criará um disque-denúncia de irregularidades via número de WhatsApp.

Serviços em saúde

Na Saúde, o principal foco é o combate à dengue, os cuidados contra as altas temperaturas e a análise da água para pesquisa viral por meio do LACEN/SC. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) tomará conta da balneabilidade. Da segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024 a coleta irá ocorrer de forma ampliada em 82 pontos do Estado.

Do setor privado estão, envolvidos na iniciativa o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC). Um Termo de Cooperação foi assinado para reforçar as ações conjuntas durante a Estação Verão.

ARTIGOS POPULARES